Organizar Antes de Mudar? Dicas Profissionais
Qual foi a última vez que organizou as suas coisas? Se está a planear uma mudança, talvez queira considerar mergulhar na tarefa de reduzir os seus pertences. Não só uma grande organização antes da mudança pode poupar tempo e energia em ambos os extremos da sua mudança; também pode ajudar a poupar dinheiro. Porquê? Quanto mais coisas tiver, mais custa movê-las. Além disso, se doar ou fizer um venda de garagem ou de propriedade ao diminuir o número de pertences, pode até mesmo encher os bolsos com algum dinheiro extra no processo.
Dicas Profissionais Para o Ajudar a Organizar Antes de Mudar Mesmo com todos os benefícios, organizar pode parecer uma tarefa assustadora, especialmente quando combinada com uma mudança. A boa notícia é que não tem de ser assim! Saber quando, onde e como passar pelas suas coisas pode ajudar a simplificar o processo, torná-lo mais fácil e, ousamos dizer, torná-lo até algo que possa achar um pouco divertido. Aqui estão as nossas melhores dicas para concluir a tarefa.
Organizar pode ser muito emocional e avassalador
— especialmente se nunca o fizeste antes — por isso, não há vergonha em precisar de um pouco de motivação ou inspiração para te preparares. Lembra-te apenas de como te vais sentir bem ao cortar o excesso dos teus pertences, poupar dinheiro, possivelmente ganhar algum dinheiro e começar de novo no teu novo espaço. Vais ficar surpreendido com o quão fantástico será libertares-te de coisas que já não têm um propósito na tua vida — ou na tua casa.
Não adies — começa cedo.
Um dos principais erros que as pessoas cometem ao organizar antes de mudar é não começar cedo o suficiente. “Temos sempre muito mais coisas do que imaginamos”. Dependendo do tamanho da tua casa ou apartamento, pode querer começar pelo menos dois, seis ou até 12 meses antes da mudança. “Isso apenas permite que o processo seja muito menos intenso e stressante.”
Começa pelas divisões e coisas que usas menos. Está bem, estás no mindset certo e já te deste muito tempo para limpar a tua casa. Mas ainda podes estar um pouco bloqueado. Se te encontras a perguntar “Como é que começo a organizar antes de mudar?”, o conselho da Maija é começar o processo de organização pelas divisões e coisas que não usas com muita frequência. “Recomendo vivamente que não comeces com objetos de memória”, alerta a Maija. “Se começas pelas divisões menos usadas, tens tempo para passar por todas essas coisas — e provavelmente vais livrar-te de metade a três quartos delas.” Começar pela cave, sótão ou garagem é uma ótima forma de treinar o teu cérebro a pensar no valor e propósito dos teus pertences. Assim, quando chegares às coisas realmente importantes, serás um profissional, agirás com menos indecisão e terás praticamente a tua própria estratégia perfeita. Além disso, podes embalar os itens que vais manter em caixas ou recipientes de plástico à medida que avanças, resolvendo dois problemas de uma vez e com pouca perturbação nas tuas rotinas diárias no resto da casa.
Embale tudo de forma estratégica
Isto é tudo para uma mudança, certo? Então, por que não começar a embalar pelo caminho? Especialmente aquelas áreas com itens que não vais precisar antes do grande dia. Mas não estamos a falar apenas em despejar os teus montes de coisas “a manter” em grandes caixas e chamar-lhe um dia. Já estás a passar por cada item na tua casa; deves também garantir que os itens desejados estejam limpos, sem pó, e embalados de forma arrumada e eficiente (pontos extra se os categorizares!). A melhor parte de fazer isto? Vais reduzir o desperdício de materiais de embalagem, potencialmente poupando dinheiro no custo da mudança. E quem sabe? Podes até ficar ansioso por desembalar essas caixas, já que será uma tarefa tão simples!
Usa um contentor de mudança e armazenamento portátil
Usa contentores de mudança e armazenamento portáteis como a PODS como a tua arma secreta quando estiveres a descobrir como organizar antes de mudar. Se sabes que tens muitas coisas para passar a pente fino, ou se estás a mudar para um espaço menor mas queres manter objetos de família ou móveis para o futuro, considera ter um contentor portátil entregue. Basta carregá-lo com itens que queres armazenar — seja na tua casa ou num local seguro, como um Centro de Armazenamento da PODS. Alternativamente, também podes usar contentores portáteis que fiquem na tua garagem pelo tempo que precisares para carregar itens embalados para a tua mudança ao teu próprio ritmo.
Considera contratar ajuda profissional
Se ainda não tens a certeza por onde começar ou apenas queres (ou precisas) de alguma ajuda, provavelmente vale a pena adicionar um organizador profissional à tua equipa. A Maija diz que quando os clientes dela pedem ajuda, eles “realmente querem ajuda”, embora sugira não esperar até estares no teu limite para procurar ajuda. Pede recomendações a familiares, amigos e em sites de grupos de vizinhança como o Nextdoor, e depois faz uma consulta com os candidatos principais para que possam conhecer-se, ver se têm uma boa empatia (vão trabalhar muito próximos, lembra-te), e perceber a dimensão do projeto e os honorários.
Leave a Reply